Boletim


PARÓQUIA ARMÊNIA CATÓLICA
CATEDRAL SÃO GREGÓRIO ILUMINADOR

Boletim 

ՀԱՅ ԿԱԹՈՂԻԿԷ ԺՈՂՈՎՐԴԱՊԵՏՈՒԹԻՒՆ 
ՍՈՒՐԲ ԳՐԻԳՈՐԼՈՒՍԱՒՈՐՉԱՅ

Av. Tiradentes, 718 - CEP 01102-000 - São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (11) 3227-6703 - Fax: (11) 3228-3789 

Boletim número 54 - Julho a Dezembro_2014
EPIFANIAS DE JESUS
São quatro as Epifanias, ou seja, 
as Manifestações de Jesus antes do início da vida pública,
revelando a sua divindade.
No santo Natal Jesus se manifestou ao povo judeu nas pessoas dos pastores; o anjo lhes disse: "Eu anuncio para vocês a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje,na cidade de Davi, nasceu para vocês um salvador, que é o Messias, o Senhor (Lc 2,11)".

Na visita dos Reis Magos, Jesus é revelado aos pagãos, representados pelos três reis, estudiosos da astronomia. Eles vieram a Belém, adoraram o Filho de Deus e lhe ofereceram ouro,incenso e mirra (cfr. Mt 2,1-12).

No Batismo de Jesus, Deus Pai revela seu Filho Unigênito a todos os presentes: "Este é meu Filho amado, que muito me agrada (Mt 3,17)".

Nas Bodas de Caná da Galileia, Jesus realiza seu primeiro milagre: transforma a água em vinho. "Ele manifestou a sua glória e seus discípulos acreditaram nele (Jo 2,11)".

Essas quatro manifestações acontecem em uma só festa litúrgica, a Epifania, que é celebrada no Domingo mais próximo do dia 6 de janeiro.

Essa primeira das cinco grandes festas litúrgicas armênias é precedida por cinquenta dias de preparação, a "Quinquagésima", começando no Domingo mais próximo ao dia 18 de novembro,iniciando assim o Ano Novo litúrgico.

A saudação litúrgica dessa grande festa é: "Cristo nasceu e se manifestou! Um grande anúncio para todos nós!" "Krisdós dzenáv iév haidnetsáv! Tzezi, mezi, medz avedis!"

PALAVRAS DO PAPA FRANCISCO
No dia 28 de setembro, na Missa, na Praça de S. Pedro, o Papa, comentando o texto evangélico da visita de Maria à sua prima Isabel, disse aos milhares de Idosos na Jornada a eles dedicada:

"O Evangelho que ouvimos, hoje acolhemo-lo como Evangelho do encontro entre os jovens e os idosos: um encontro cheio de alegria, de fé e de sabedoria.

Maria é jovem, muito jovem. Isabel é idosa, mas foi nela que se manifestou a misericórdia de Deus e, há seis meses, juntamente com o marido Zacarias, está à espera de um filho.

Também nesta circunstância, Maria nos indica o caminho: ir ao encontro da idosa parente, permanecer com ela, certamente para a ajudar, mas inclusive e principalmente para aprender dela, que é idosa, uma sabedoria de vida. (...)

Por vezes há gerações de jovens que, devido a complexas razões históricas e culturais, vivem de maneira mais vigorosa a necessidade de se tornarem independentes dos pais, quase de se «libertarem» da herança da geração precedente. É como um momento de adolescência rebelde. 

Contudo, se tal encontro não for recuperado, se não se encontrar um equilíbrio renovado e fecundo entre as gerações, derivará um grave empobrecimento para o povo, e a liberdade que predomina na sociedade será uma liberdade falsa, que praticamente sempre se transforma em autoritarismo.

É assim que a Virgem Maria nos indica o caminho: a vereda do encontro entre os jovens e os idosos. O futuro de um povo pressupõe, necessariamente, este encontro: os jovens infundem a força para levar o povo a caminhar, enquanto os idosos fortalecem este vigor com a memória e com a sabedoria popular."

NOVO EMBAIXADOR DA ARMÊNIA NO BRASIL
Ashot Galoyan, diplomata armênio e cientista, é o atual Embaixador da República da Armênia no Brasil.

Ele nasceu na Armênia, na cidade de Vanadzor, em 1956. 

Graduou-se no Departamento de História da Universidade de Yerevan.

O embaixador Ashot Galoyan também fala correntemente o russo e o inglês. 

É casado e pai de três filhos. 

De 1979 a 1982, foi Assistente do Reitor da Universidade Nacional de Yerevan e professor do Departamento de História.

Nosso Embaixador tem vindo com frequência São Paulo para presidir as reuniões da Coletividade Armênia que prepara o Centenário do Genocídio, no próximo ano.

Em abril, ele realizou sua primeira visita a uma Comunidade Armênia do Brasil: com sua esposa e um dos filhos compareceu em nossa Paróquia, ao "Madagh" (refeição religiosa) em memória dos Mártires do Genocídio.

SÍNODO SOBRE A FAMÍLIA
O Papa Francisco convocou uma Assembléia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos para refletir sobre os "DESAFIOS PASTORAIS DA FAMÍLIA NO CONTEXTO DA EVANGELIZAÇÃO".

O Sínodo foi aberto pelo Santo Padre no Domingo dia 5 de outubro; o encerramento ocorreu no dia 19 de outubro.  

Também nosso Katolicós Patriarca Nersés Pedro XIX era membro dessa Assembleia Extraordinária, que contou com Bispos de todos os continentes.

O resultado do Sínodo será enviado às Conferências Episcopais e Sínodos das Igrejas Orientais Católicas para estudo, em vista de outra reunião internacional que o Papa Francisco acaba de convocar: a XIV Assembleia Geral Ordinária dos Bispos sobre o tema: "A VOCAÇÃO E A MISSÃO DA FAMÍLIA NA IGREJA E NO MUNDO CONTEMPORÂNEO", a se realizar no Vaticano, de 4 a 25 de outubro de 2015.

ORDENAÇÃO DO PADRE FÁBIO
No dia 10 de outubro, na cidade paulista de Itapetininga, o bispo diocesano, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, ordenou Sacerdote o diácono Fábio da Silveira Wagner.

Dom Vartan e o Pe. Antonio Francisco Lelo, acompanhados pelo ministro Ricardo, participaram desse grande acontecimento, transmitindo as saudações do Clero e fiéis das nossas Comunidades de São Paulo, Buenos Aires e Montevidéu. 

O diácono Fábio esteve conosco vários anos, servindo como Diácono e preparando-se para o Sacerdócio, sempre disponível aos planos de Deus, que o conduziu à sua diocese de origem.

A MISSA ARMÊNIA - Reflexão sobre o Ato penitencial
A liturgia da Missa da Igreja Armênia, na parte inicial, chamada de "ato penitencial", sofreu a influência da liturgia celebrada na Igreja Católica Latina antes do Concílio Vaticano II.

O Presidente latino rezava o "Confesso diante de Deus ..." ("Confiteor...") e em seguida o Salmo 42: "Aproximar-me-ei do Altar de Deus, do Deus que alegra a minha juventude." ("Introibo ad altare Dei"). São partes copiadas literalmente no período em que a Armênia se transferiu para o Mediterrâneo, instalando-se na Cilícia durante 300 anos, de 1078 a 1375; na chamada Armênia Mediterrânea. 

A Igreja Católica latina, após a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, já não reza mais essas orações no início da missa. Elas permaneceram, porém, no início da Missa Armênia.

Começaremos a omitir o ato penitencial no início da Missa; por isso os fiéis não devem estranhar. A Santa Missa começa sempre com a invocação a Nossa Senhora: "Pela intercessão da santa Mãe de Deus, aceita, Senhor, nossas súplicas e salvai-nos". 

Em seguida o Presidente sobe, beija o Altar e se dirige ao altar lateral onde prepara a o pão e o vinho.

Na liturgia armênia, o ato penitencial tem lugar no início da segunda parte da Missa, "Liturgia Eucarística". Depois da assembleia ter ouvido a Palavra, ela pede perdão e troca o beijo da paz, para assim poder celebrar e comungar o sacrifício do Senhor sob as espécies do pão e do vinho consagrados.

Assim, sem repetição, ressaltamos o ato penitencial armênio,  antes de começar a segunda parte da Missa. 

Enquanto o coro canta o "Marmin derunagán",  o Presidente faz o ato penitencial; retira todo ornamento sacro que indica solenidade (para isso fecha-se a cortina) e, profundamente inclinado, reza expressivas orações de penitência  e de pedido de perdão a Deus, também como representante da Comunidade,  que se prepara para receber e transmitir a paz.

Faz ainda um gesto penitencial de lavar as mãos,  apresenta o pão e o vinho a Deus e os consagra no Corpo e Sangue de Cristo.


NOSSA COMUNIDADE
Peregrinação a Aparecida
No sábado 27 de setembro realizou-se a Peregrinação Anual ao Santuário da Aparecida. Foi um dia maravilhoso na opinião das numerosas pessoas que participaram.

A santa Missa armênia foi cantada na capela do primeiro andar, que fica atrás da imagem milagrosa de Nossa Senhora; nesta capela também rezou o Papa Francisco.

Jornada da Terceira Idade
No Domingo, dia 28 de setembro, foi celebrada pelo Papa Francisco, na Praça de São Pedro, em Roma, a Jornada da Terceira Idade, Dia dos Avôs e das Avós.

A Jornada Mundial da Terceira Idade foi sugestão de um jovem ao Papa, durante um almoço que o Santo Padre ofereceu a um grupo de jovens, na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. 

Várias vezes o próprio Papa já havia insistido na necessidade de dar muita atenção às pessoas idosas.

Também em nossa Paróquia, naquele Domingo, em sintonia com o Papa, a santa Missa foi celebrada por intenção das pessoas idosas da nossa Comunidade.

Dom Vartan, nosso pai-bispo, ao dar a bênção aos Idosos, fez a entrega de uma Bênção Papal à Sra. Vaidé Tchakerian, a decana das vovós, com seus belos 90 anos! Parabéns dona Vaidé, por tantos anos de dedicação  à Comunidade, participando até hoje da Diretoria Feminina!

BATIZADOS E CRISMAS
Tornaram-se filhos adotivos de Deus pelo Batismo e Crisma:

Isabella Kherlakian Nicolau – no dia 28/9/2014. Nascida aos 24/10/2013 em
South Miami, Flórida, USA, é filha de Gustavo Rene Nicolau e Maria Carolina
Kherlakian Nicolau. Foram Padrinhos Luiz Gustavo Bugano Kherlakian
Mariana da Costa Kherlakian. Parabéns!

Lorena da Costa Kherlakian – no dia 28/9/2014. Nascida aos 6/10/2013 em São Paulo, é filha de Luiz Gustavo Bugano Kherlakian e Mariana da Costa Kherlakian.
Foi Madrinha Maria Carolina Kherlakian Nicolau. Alegramo-nos com toda a família!

Vinicius Franzelian Sue – no dia 11/10/2014. Nascido aos 15/12/2013 em São Paulo, é filho de Rodrigo Ribeiro Sue e Mayara Macedo Franzelian.
Foram Padrinhos Abraham Ricardo Franzelian Lacerda e Francyelly Martins Adamo. Felicitações!

MATRIMÔNIO
Consagraram o próprio amor diante de Deus:

David Macario Arakelian e Jaqueline de Oliveira - no dia 20 de abril de 2014.
Ele é filho de Jorge Hovhannes Arakelian e de Vera Lúcia Macario Arakelian.
Ela é filha de Edson de Oliveira e de Elisabete da Silva Oliveira.
Foram Testemunhas: Jorge Hovhannes Arakelian e Vera Lúcia Macario Arakelian. Felicitações às famílias e ao novo casal!

Diogo Baboghlian e Mariana Vasconcellos Pedroso - no dia 24 de maio de 2014.
Ele é filho de Antonio Baboghlian e de Maria Helena da Silva Baboglian.
Ela é filha de Sérgio Claudino Pedroso e de Suzete Aparecida de Moraes Vasconcellos Pedroso.
Foram testemunhas: Henrique Vasconcellos Pedroso e Juliana Baboghlian. Parabéns ao novo casal; congratulações às duas famílias.

Reforma da Catedral
Nossa bela igreja Catedral está com a fachada muito deteriorada, especialmente devido à infiltração de água, chegando ao ferro do concreto dos arcos.

Os projetos estão expostos no salão paroquial para que os fiéis dêem suas opiniões e sugestões.

Pensa-se fazer uma cobertura contra a chuva que abranja as três portas da Catedral. 

As portas abrirão para o lado de fora e, em uma delas, haverá uma rampa para cadeirante.

A Comissão econômica paroquial está analisando o melhor projeto e
procurando a soma necessária para realizá-lo.

Certamente contaremos com a colaboração da Comunidade!


BINGO
No dia 5 de novembro, a Diretoria Feminina de nossa Paróquia realizará
um grandioso Bingo beneficente no Restaurante Cristal.
Haverá manobristas para estacionamento.
As pessoas interessadas podem comunicar-se com a Secretaria da Paróquia.


Programação pastoral do mês de  NOVEMBRO

02 - 8o Domingo do Período da Cruz
11h: Santa Missa cantada na intenção Idosos e Doentes
Leituras bíblicas: Ef 1,1-14 e Lc 8,17-21 (377●558)

09 - 9o Domingo do Período da Cruz
11h: Santa Missa cantada na intenção dos
Falecidos da 1a quinzena de novembro
Leituras bíblicas: Fl 1,1-11 e Lc 9,43-50 (383●649)

142a  Sexta-feira: Dia de Orações pelas Vocações Sacerdotais
08h: Devoção das “Mil Ave-Marias”, com S. Missa dialogada às 10h.
Leituras bíblicas: Fl 2,12-30 e Lc 10,30-42 (391●670)

Início do Novo Ano Litúrgico
(Quinquagésima: 50 dias de preparação para a Epifania)

16 - 1o Domingo da Quinquagésima da Epifania
11h: Santa Missa cantada na intenção dos
Casais do mês de novembro
Leituras bíblicas: Fl 4,8-23 e Lc 11,1-13 (1●675)

23 - 2o Domingo da Quinquagésima da Epifania
11h: Santa Missa cantada na intenção dos
Falecidos da 2ª quinzena de novembro
Leituras bíblicas: 1Ts 1,1-10 e Lc 12,13-31 (8●688)

30 - 3o Domingo da Quinquagésima da Epifania
11h: Santa Missa cantada na intenção dos
Aniversariantes do mês de novembro
Leituras bíblicas: 1Ts 4,1-13 e Lc 13,1-9 (15●699)




##################################################################


Programação pastoral do mês de OUTUBRO

PELOS IDOSOS E DOENTES
40o Dia de
Zaven Maksutian

05 - 4o Domingo do período da santa Cruz.
         Semana Nacional da Vida.
         11h: Santa Missa cantada na intenção dos Idosos e Doentes.
          Leituras: 2Cor 13,5-13 e Mc 11,27-33  (348-591)

 10 - Sexta-feira: Dia de Orações pelas Vocações Sacerdotais.
        8h: Devoção das “Mil Ave-Marias”, com s. Missa dialogada às 10h.
         Leituras: 1Cor 12,1-11 e Mt 9,25-10,1 (353)

12 - 5o Domingo do período da santa Cruz.
        Festa de N. S. Aparecida - Padroeira do Brasil
        Dia dos Nascituros e das Crianças.
        11h: Santa Missa cantada na intenção das Crianças e dos Nascituros.
         Leituras: Gl 2,1-10 e Mc 12,35-44  (355-602)


19 - 6o Domingo do período da santa Cruz.
        Dia das Missões e da Obra Pontifícia da Obra Missionária
        Coleta para as Missões e Santa Infância.
        11h: Santa Missa cantada na intenção dos Falecidos do mês.
         VER A LISTA DOS NOMES NO MENU (PARTIU PARA A CASA DO PAI)
         Leituras: Gl 4,1-18 e Lc 4,14-24  (362-614)
                                                          
26 - 7o Domingo – Encontro da santa Cruz.
        11h: Santa Missa cantada na intenção dos Casais e Aniversariantes do mês.
         Leituras: 1Cor 1,18-24 e Mt 24,27-36  (369-625)



##################################################################


Programação pastoral do mês de SETEMBRO

Paróquia Armênia Católica, no próximo Domingo, dia 28 de 
setembro, celebrará a Santa Missa por duas intenções especiais: 

Por todas as Pessoas Idosas da Comunidade, em sintonia com o 
Santo Padre que, em Roma, se reúne com 40.000 pessoas idosas para 
celebrar o seu dia. 

Por intenção do Sínodo dos Bispos de toda a Igreja Católica que, 
a partir do dia 5 de outubro se reunirá com o Papa Francisco no Vaticano 
para refletir sobre a Família no plano de Deus e na sociedade de hoje. 

O Santo Padre o Papa estabeleceu o Domingo, 28 de setembro, como 
dia de oração pelo Santo Sínodo. Convidamos, pois, o fiéis a 
comparecerem, para rezar por estas duas intenções, na santa Missa das 11 
horas. 

07 - 4o Domingo do período da Assunção
      Preparação para o jejum da festa da S. Cruz
       Dia da Independência do Brasil
         11h: Santa Missa cantada na intenção dos  
          Idosos e Doentes e pela Pátria brasileira
         Leituras bíblicas: 2Cor 2,12-3,3 e Mc 6,30-44 (317/531)

12 - 2a Sexta-feira: Dia de Orações pelas Vocações Sacerdotais
        8h: Devoção das “Mil Ave-Marias”, com S. Missa dialogada às 10h
        Leituras bíblicas: 2Cor 10, 7-17 e Mc 9, 37-49 (325/554)

14 Domingo - EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
       (5a e última grande Festa do Ano Litúrgico)
        11h: Santa Missa solene na intenção dos Falecidos de setembro
         Coral a 4 vozes! Bênção do Pão (“Mas”)
         Leituras bíblicas: Gal 6, 14-18 e Jo 3, 13-21 (327/558)

212o Domingo do período da Santa Cruz
       Dia da Independência da Armênia
       11h: Santa Missa cantada na intenção da
         Pátria Armênia e pelos Casais e Aniversariantes do mês
         Leituras bíblicas: 2Cor 10, 18-11,10  e  Mc 10, 1-12 (334/569)

27 Sábado: PEREGRINAÇÃO ANUAL A APARECIDA
         8h: Saída com ônibus especiais da Catedral Arm. Cat. (Tiradentes, 718)
         11h: Santa Missa cantada na Basílica, Capela da Virgem (no 1o andar)
         Opção de Almoço no restaurante ou por conta própria. 
         Período livre e volta pela tarde
         Preço por pessoa: R$ 85,00 (R$ 65,00 a viagem e R$ 20,00 o almoço)

         NB. A) Inscrições na Secretaria da Paróquia (3227- 6703)
         ou com a sra. Zazá (2994-0652 e  9927-3116). Pagamento antecipado!     
                           
         B) Os que irão com condução própria poderão comprar o vale 
          e almoçar com os demais peregrinos, no restaurante
                 Com a presença do nosso pai-bispo, Dom Vartan

28 3o Domingo do período da S. Cruz – S. Cruz de Varak
         Dia Nacional da Bíblia
         11h: Santa Missa cantada: Dia de homenagem especial      
         Leituras bíblicas: Gal 6, 14-18 e  Mt 24 ,30-35 (341/580)



Durante o mês de setembro teremos entre nós o reverendo PADRE SIMÃO DI NARDO, missionário da Armênia.
Seu nome de batismo é Bernardo e sua vocação ao Sacerdócio nasceu durante o período em que evangelizou na Armênia, com a espiritualidade do movimento Legião de Maria.
Trabalhou na Mãe Pátria com o arcebispo Dom Nichan Karakeheyan, que foi o nosso 5o Pároco. Juntamente com seu bispo transferiu-se para o Irã, onde foi ordenado em julho do ano passado, recebendo o nome de Simão.
Estudou filosofia e teologia em Roma, juntamente com nosso neo-Sacerdote do Uruguai, Padre Kenarios Lusararian.
Padre Simão nasceu na Argentina em 1975, conhece bem toda a liturgia armênia, fala correntemente o armênio, domina o inglês, francês, italiano, russo e o espanhol, sua língua materna; entende o português, mas, ficando um período conosco, certamente também o aprenderá muito bem.
Damos as boas-vindas ao Padre Simão, agradecendo sua colaboração e augurando feliz permanência entre nós. Dom Vartan nesse período participará do Sínodo dos nossos Bispos no Líbano e trabalhará em vários países do seu vasto território.

             
##################################################################


Programação pastoral do mês de AGOSTO



 03  2o Domingo do Período da Transfiguração
        11h: Santa Missa cantada na intenção dos Idosos e Doentes
        Leituras bíblicas: 1Cor 1,22-2,5 e Mt 18,10-14  (266)

 08  2a  Sexta-feira: Dia de Oração pelas Vocações Sacerdotais
       8h: Devoção das “Mil Ave-Marias”, com santa Missa dialogada às 10h.

       Leituras bíblicas: 1Cor 15,50-57 e Mc 3,31-4,9  (271)


A todos os pais:
Parabéns pelo seu dia!
Deus os proteja e os ajude a darem aos seus filhos, um exemplo da paternidade de Deus, que é pai de todos nós!




10   3o Domingo do Período da Transfiguração
        11h: Santa Missa cantada na intenção de todos os Pais
        Preparação para a festa da Assunção
        Dia dos Pais.
        Homenagem aos Pais.
        Leituras bíblicas: 1Cor 13,11-14,5 e Mc2,13-17  (273)





17  Domingo: ASSUNÇÃO DA MÃE DE DEUS  
      5ª grande festa anual. Festa dos Tabernáculos.
      Bênção das uvas.
      Bênção do pão (“Más”).                                   
      Com a presença do Pe. Sebastião César Barbosa.
      11h: Santa Missa solene na intenção  dos 
       Casais e Aniversariantes do mês de agosto
       Leituras bíblicas: Gl 3,29-4,7 e Lc 2,1-7 (296)



24  2o Domingo do Período da Assunção.
       8o Dia da Assunção.
       11h: Santa Missa cantada na intenção dos 
       Falecidos da primeira quinzena do mês de agosto
       Leituras bíblicas: 2Cor 6,16-7,1 e Lc 1,26-38 (303)

31  3o Domingo do Período da Assunção.
       11h: Santa Missa cantada na intenção dos 
       Falecidos da segunda quinzena de agosto



Agosto: mês da Coleta anual para a Armênia!

Uma vez por ano nos recordamos, de modo especial, das necessidades da Mãe Pátria Armênia e fazemos uma coleta em toda a nossa Comunidade espalhada pelo Brasil. O resultado será destinado às obras sociais, através do Arcebispo armênio católico da Armênia, Dom Rafael Minassian. Ele fará chegar nossa ajuda diretamente aos necessitados da Armênia. 





São Paulo - Brasil - 15o Ano No 53 - Abril_Maio_Junho 2014

BOLETIM DA PARÓQUIA ARMÊNIA CATÓLICA CATEDRAL SÃO GREGÓRIO ILUMINADOR - TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS

No Domingo dia 27 de julho, a Igreja Armênia celebrará a festa da Transfiguração. 
É a terceira das cinco grandes festas litúrgicas anuais.
O Santo Padre o Papa Francisco, no passado dia 16 de março comentou, na Praça de São Pedro, esse importante fato da vida de Jesus.
Eis o que nos diz o Papa, ajudando-nos a nos prepararmos para essa festa:

"Amados irmãos e irmãs, bom dia!
Hoje o Evangelho apresenta nos o evento da Transfiguração. 
É a segunda etapa do caminho quaresmal: a primeira, as tentações no deserto, no domingo passado; a segunda, a Transfiguração. 
Jesus «tomou consigo Pedro, Tiago e João e levou-os, em particular, a um alto monte» (Mt 17, 1). A montanha na Bíblia representa o lugar da proximidade com Deus e do encontro íntimo com Ele; o lugar da oração, no qual estar na presença do Senhor. Lá no monte, Jesus mostra-se aos três discípulos, luminoso, lindíssimo; e depois aparecem Moisés e Elias, que conversam com Ele. O seu rosto é tão esplendoroso e as suas vestes tão cândidas, que Pedro fica fulgurado, a ponto que queria permanecer ali, como que parar aquele momento. Imediatamente ressoa do alto a voz do Pai que proclama Jesus seu Filho predileto, dizendo: «ouvi-O» (v. 5). Esta palavra é importante! O nosso
Pai que disse a estes apóstolos, e diz também a nós: «Ouvi Jesus, porque é o meu Filho predileto».
Mantenhamos, esta semana, esta palavra na mente e no coração: «Ouvi Jesus!». E isto não é o Papa que o diz, é Deus Pai, a todos: a mim, a vós, a todos, todos! É como uma ajuda para ir em frente pelo caminho da Quaresma. «Ouvi Jesus!». Não esqueçais.
É muito importante este convite do Pai. Nós, discípulos de Jesus, somos chamados a ser
pessoas que ouvem a sua voz e levam a sério as suas palavras. Para ouvir Jesus, é preciso estar próximos dele, segui-lo, como faziam as multidões do Evangelho que o seguiam pelas estradas da palestina. Jesus não tinha uma cátedra ou um púlpito fixos, era um mestre itinerante, que propunha os seus ensinamentos, que eram os ensinamentos que o Pai lhe tinha dado, ao longo das estradas, percorrendo trajetos nem sempre previsíveis e por vezes pouco fáceis. Seguir Jesus para o ouvir.
Mas também ouvimos Jesus na sua Palavra escrita, no Evangelho. Faço-vos uma pergunta: vós leis todos os dias um trecho do Evangelho? Sim, não... sim, não...
Metade e metade... Alguns sim e alguns não. Mas é importante! Leis o Evangelho? É bom; é bom ter um pequeno Evangelho, pequeno, e levá-lo conosco, no bolso, na carteira, e ler um pequeno trecho em qualquer momento do dia. Em qualquer momento do
dia tiro do bolso o Evangelho e leio algo, um pequeno trecho. Nele é Jesus que fala, no Evangelho! Pensai nisto. Não é difícil, nem sequer necessário que sejam os quatro: um dos Evangelhos, pequeníssimo, conosco. Sempre o Evangelho conosco, porque é a Palavra de Jesus, para a poder ouvir.
Deste episódio da Transfiguração gostaria de indicar dois elementos significativos, que
sintetizo em duas palavras: subida e descida. Precisamos ir para um lugar apartado, de subir ao monte num espaço de silêncio, para nos reencontrarmos a nós mesmos e ouvir melhor a voz do Senhor. Fazemos isto na oração. Mas não podemos permanecer ali! O encontro com Deus na oração estimula-nos de novo a «descer do monte» e voltar para baixo, para a planície, onde encontramos tantos irmãos sobrecarregados por canseiras, doenças, injustiças, ignorâncias, pobreza material e espiritual. A estes nossos irmãos que estão em dificuldade, estamos chamados a levar os frutos da experiência que fizemos com Deus, partilhando a graça recebida. E isto é curioso. 
Quando ouvimos a palavra de Jesus, escutamos a Palavra de Jesus e a temos no coração, aquela Palavra cresce. E sabeis como cresce? Oferecendo-a ao próximo! A Palavra de Cristo em nós cresce quando a proclamamos, quando a oferecemos aos outros! É esta a vida cristã. É uma missão para toda a Igreja, para todos os batizados, para todos nós: ouvir Jesus e oferecê-lo aos outros. Não esqueçais: esta semana, ouvi Jesus! E pensai no Evangelho: fá-lo-eis? Fareis isto? Depois no próximo domingo dir-me-eis se fizestes isto: ter um pequeno Evangelho no bolso ou na carteira para ler um pequeno trecho durante o dia.
E dirijamos-nos agora à nossa Mãe Maria, e recomendemo-nos à sua guia para prosseguir com fé e generosidade este itinerário da Quaresma, aprendendo a «subir» um pouco mais com a oração e a ouvir Jesus, e a «descer» com a caridade fraterna, anunciando Jesus."

DOIS PAPAS E UM SACERDOTE SANTOS

No dia 3 de abril do corrente ano o S. Padre Francisco 
declarou santo o Padre José de Anchieta. 
Todos já ouvimos falar, já nos primeiros anos escolares, desse Sacerdote nascido em 1534 no arquipélago das Canárias. Tinha 12 irmãos dos quais mais dois se tornaram sacerdotes. Veio missionário no Brasil em 1553, com menos de 20 anos de idade, desempenhando grande atividade apostólica.

A CNBB o nomeou protetor das Catequistas. Foi ordenado Sacerdote no Brasil aos 32 anos. Não obstante sua saúde delicada, percorria grandes distâncias na preocupação de levar a Boa Nova de Jesus aos indígenas. Foi um grande defensor dos índios; aprendeu a língua tupi e foi o primeiro a preparar uma gramática da língua tupi-guarani. Chegou a oferecer-se como prisioneiro ao cacique, enquanto o Padre Manuel da Nóbrega, com o filho do chefe indígena foi dialogar com os brancos em vista de um acordo de paz. Teve a iniciativa de utilizar meios atraentes da época para evangelizar, como o teatro e a poesia.

Foi poeta, teatrólogo e historiador; escrevia suas obras em quatro idiomas: português, espanhol, latim e tupi. Fundou várias cidades e participou da origem da cidade de São Paulo com a fundação do Colégio São Paulo. Somente pelos escritos do Padre Anchieta soubemos a data do início da capital paulista; escreveu aos seus superiores: "Aos 25 de janeiro do ano do Senhor de1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos nossa casa!"

No afã de evangelizar, duas vezes por mês percorria uma trilha litorânea de 105
quilômetros; é o chamado "Caminho de Anchieta". A rodovia Anchieta recebeu esse nome por coincidir com parte desse trajeto.

Foi sempre considerado um Sacerdote santo, em vida e após sua morte, tanto pelos fiéis
como pela Igreja. Já em vida realizou milagres.

Faleceu na cidade Anchieta, por ele fundada no Espírito Santo e foi sepultado em Vitória. 


No Domingo, dia 27 de abril, na Praça de São Pedro, diante de uma multidão de 800.000 mil pessoas o Papa Francisco declarou santos dois Papas: João XXIII e João Paulo II. Na presença também do Papa Bento XVI, tendo sido chamada a "festa dos quatro Papas", dois vivos e dois falecidos.

São João XXIII, italiano de nascimento, foi Núncio Apostólico em diversos países e Patriarca de Veneza.

Foi um eclesiástico muito dócil ao Espírito Santo. O chamado
"Papa Bom", "Papa da Bondade", convocou o Concílio Vaticano II em 1961.

Escreveu oito encíclicas, como a "Paz na Terra" e a "Mãe e Mestra".
Seus restos mortais são velados no interior da Basílica de São Pedro.
São João Paulo II é nosso contemporâneo. O Papa polaco, peregrino da paz, esteve quatro vezes no Brasil e muitos o vimos pessoalmente. 

Teve um colega armênio na infância, apreciava os armênios, criou e, 1981 o nosso Exarcado Apostólico da América Latina e esteve na Armênia em 2001, participando da celebração dos 1.700 anos de Cristianismo do Povo Armênio. Autorizou, por iniciativa do nosso pai bispo Dom Vartan e do pedido de nosso Katolicós Patriarca Nersés Pedro, a colocação da estátua de São Gregório Iluminador no Vaticano e a abençoou.

Foi o peregrino da paz. Visitou 129 países, percorrendo mais de um milhão de quilômetros.

Foi um dos grandes líderes mundiais do século vinte. Influenciou diretamente o fim do
comunismo na Polônia e na Europa. Seu pontificado foi o terceiro mais longo, depois do de São Pedro e de Pio IX. Expressava-se em aos menos quinze idiomas: italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, servo-croata, esperanto, grego clássico, latim e na sua língua materna, o polaco.

Foi o Papa da juventude e o Papa da família! Criou o Encontro Mundial da Juventude. Foi
Papa do diálogo com as outras religiões cristãs e não cristãs. Foi mediador entre a Argentina e o Chile evitando a eminente guerra entre essas duas nações. Orientou a Igreja com numerosos documentos, entre eles quatorze encíclicas.

Sobreviveu a um atentado, faleceu aos 85 anos e foi sepultado na Basílica de São Pedro. 

NOVO RESPONSÁVEL PELA IGREJA ARMÊNIA NA TURQUI
O reverendo arcipreste Levon Boghos Zekiyan, de 70 anos, foi nomeado pelo Papa Francisco, responsável pela Igreja Armênia Católica na Turquia.

Nascido em Istambul, capital da Turquia, foi ordenado sacerdote em 1967.
É um intelectual armênio de fama mundial. Autor de inúmeras obras, é professor na Universidade Católica Oriental de Roma.
Organiza também, anualmente, um curso de língua e cultura armênia na Universidade de Veneza.
Com o título de Arcebispo, substituiu o benemérito Dom Hovhannes Tcholakian, atualmente com 95 anos, que por 48 anos esteve à frente da nossa Arquieparquia de Istambul.
A Igreja Armênia Católica possui na Turquia 3.200 fiéis, 4 paróquias e 3 escolas.
Com a ordenação episcopal do Padre Levon, prevista para os próximos meses, a Igreja
Armênia Católica contará com 15 bispos, além do Katolicós Patriarca.
A Comunidade Armênia Católica do Brasil felicita o novo arcebispo e lhe augura um vasto
trabalho apostólico!

NOSSA COMUNIDADE - Dia das Mães
O segundo Domingo de maio, Dia das Mães, encontra a Comunidade Armênia Católica rezando pelas Mães na santa Missa dominical e fazendo-lhes uma singela homenagem. O Sr. Marcelo Hagop Abrikian, membro do Conselho paroquial saudou as mães presentes. A festa foi concluída no salão paroquial onde todos cantaram os parabéns às queridas mamães.

Julho é o mês da coleta anual e mundial para o Santo Padre o Papa!
Com a nossa generosa colaboração, o Papa socorre os países que sofrem calamidades e ajuda tantos projetos de comunidades carentes!
Com o boleto bancário participe da caridade que o Santo Padre faz em nome de toda a Igreja!


Festa do Padroeiro
No esplêndido Domingo, 8 de junho, a Comunidade Armênia Católica de São Paulo celebrou a festa do Padroeiro da sua Paróquia e Catedral, o apóstolo da Armênia, São Gregório, o Iluminador.

Um "Tríduo" de Domingos ajudou as famílias, convocadas em três grupos, a se preparar espiritualmente para a solene festa.
A santa Missa armênia cantada a quatro vozes, contou com a presença de
vários Sacerdotes e numerosos coroinhas, dando grande solenidade à liturgia.
Contamos com a presença do Padre Antonio Ketchedjian, atual Pároco da Comunidade armênia católica do Uruguai, acompanhado pela sua irmã religiosa Querubina Ketchedjian, o Padre Sebastião César Barbosa, já missionário na Armênia e o Padre José Araújo, encarregado das famílias armênias de Lins e região noroeste do estado de São Paulo.
No período da tarde, a grandiosa festa social reuniu cerca de mil pessoas num ambiente familiar e de muita animação e organização.
Honraram-nos com sua presença na festa Sua Eminência o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que reside ao lado da paróquia, Dom Datev Karibian e o arquimandrita Dr. Nareg Berberian, da Igreja Apostólica Armênia.


Almoço religioso - "Madagh"
Pelo segundo ano consecutivo nossa Paróquia de São Paulo realizou, em homenagem
aos Mártires armênios do Genocídio de 1915, a refeição religiosa chamada "Madagh".
Foi no dia 20 de abril, após a santa Missa dominical pelos Mártires e a visita ao Monumento armênio da Praça Armênia, juntamente com a Comunidade das demais Igrejas Armênias. A refeição preparada com carinho e competência pela Comissão de Senhoras da Paróquia, contou com a presença do novo embaixador da Armênia no Brasil, Sr. Ashot K. Galoyan e família, a Sra. Cônsul Geral da Armênia em São Paulo, Sra. Hilda Dirouhi Burmaian, Dom Datev Karibian, Arquimandrita Nareg Berberian, novo Primaz da Diocese da Igreja Apostólica Armênia do Brasil, Padre Boghos Baronian, representantes das Instituições Armênias e numerosos fiéis. O Sr. Embaixador fez uso da palavra e, com as demais autoridades, manifestou grande alegria em conhecer a Catedral armênia católica.

Primeira Eucaristia

Após um período serio de preparação sete crianças iniciaram no dia primeiro de junho sua Vida Eucarística, recebendo pela primeira vez o Corpo de Cristo Eucarístico.
Estão de parabéns a catequista Sra. Dikranoui Ekizian (Zazá) os pais das crianças que participaram também do período de catequese e as sete crianças. Na foto, da esquerda para a direita, de branco: Bruna Assal Puopolo, Fábio Haroutiun Valletta Ekizian, Luíza Burr Afetian, Aline Kassabian, Vitor Tchakerian Sanazar, Alexandre Burr Afetian, Mirella Tchakerian Freire e a catequista Zazá.


Batizados e crismas
Tornaram-se filhos adotivos de Deus pelo Batismo e Crisma:
Brenda de Sousa Santos Tchakerian – no dia 7/12/2013. Nascida aos
21/5/2013 em São Paulo, é filha de Cesar Tchakerian e Magaly de Sousa Santos
Tchakerian.
Foram Padrinhos o Sr. Jacob Tchakerian a Sra. Vartuhy Tchakerian. Parabéns!
Sarah Karagulian Machado Lopes – no dia 8/12/2013. Nascida aos 23/9/2013 em São Paulo, é filha de Ricardo Lopes de Lima e Alessandra Machado Lopes.
Foram Padrinhos o Sr. Guilherme Furlan Germano e a Sra. Adriana Machado Furlan Germano.
Alegramo-nos com toda a família!
Arthur Abrikian Telles – no dia 8/2/2014. Nascido aos 5/3/2013 em São Paulo, é filho de André Ricardo Telles e Grazielle Abrikian Telles.
Foram Padrinhos o Sr. Alberto Abrikian e a Sra. Alexandra Telles. Felicitações!


Matrimônio
Consagraram o próprio amor diante de Deus:
Victor Elias Carbone Mudalen e Luana Sarafian - no dia 28 de março de
2014. Ele é filho de Jorge Tadeu Mudalen e de Sandra Regina Carbone Mudalen.
Ela é filha de Hovhannes Sarafian e de Beatriz Sarafian.
Foram Testemunhas: Lucas Sarafian e Paula Starropoulu Barcha. Felicitações às famílias e ao novo casal!
Alberto Kherlakian e Mônica Kalenderian - no dia 10 de maio de 2014.
Ele é filho de Alberto Kherlakian e Surpuhy Kurkjian Kherlakian.
Ela é filha de Kevork Kalenderian e Margritte Safarian Kalenderian.
Foram testemunhas: Jorge Kevork Kalenderian e Cristiane Florence Kherlakian



##################################################################

Programação Pastoral de julho – 2014

06 - 5o Domingo do Tempo de Pentecostes
33o Aniversário da criação do Exarcado da Am. Latina
11h: Santa Missa cantada na intenção Idosos e Doentes
Leituras bíblicas: Rm 917-29 e Mt 12,38-45 (238)

11 - 2a Sexta-feira: Dia de Orações pelas Vocações Sacerdotais.
08h: Devoção das “Mil Ave-Marias”, com S. Missa dialogada às 10h
Leituras bíblicas: Rm 917-29 e Mt 13,16-23 (243)

13 - 6o Domingo do Tempo de Pentecoste
24o Aniversário da morte de Mons. Grabriel Chadarevian - 2o Pároco
5o Aniversário da morte do Pe. Clemente Madjian - 3o Pároco
11h: Santa Missa cantada na intenção dos
Falecidos da 1a quinzena de julho
Leituras bíblicas: Rm. 9,30-10,4 e Mt 13,24-30 (245)

20 - 7o Domingo do Tempo de Pentecoste
Preparação para o jejum da Transfiguração
11h: Santa Missa cantada na intenção dos
Casais e Aniversariantes do mêsd de julho
Leituras bíblicas: Rom 11,13-24 e Mt 14,13-21 (252)

27 - SOLENIDADE DA TRANSFIGURAÇÃO
(3a Grande Festa Litúrgica anual)
Primeiro dia do Tríduo
Missa solene. Bênção do Pão.
11h: Santa Missa cantada na intenção dos
Falecidos da 1ª quinzena de julho
Leituras bíblicas: 1Jo 1,1-7 e Mt 17,1-13 (259)

28 - Segunda-feira: 2o dia do Tríduo 3o Dia de Finados
11h: S. Missa dialogada pelos Falecidos apresentados pelas pessoas presentes.
Leituras bíblicas:1Jo, 1,1-7 e Mt 17,1-13 (260)

Horário: De segunda a sexta-feira: das 8 às 12h e das 13 às 17h. Sábado: das 8h às 12h.
Tels.: (11) 3227-6703 - Celular do Pároco: 98735-0026 - Fax: 3228-3789
Dom Vartan (11) 3711-7113 (chamada digital local que ele recebe no país onde se encontra)
_____________________________________________________________________________
Av. Tiradentes, 718 – CEP: 01102-000 – SÃO PAULO – SP – BRASIL

Secretaria: paroquiaarmeniasec@bol.com.br Dom Vartan: exarmal@gmail.com
Segue nota de dom Odilo por ocasião da tragédia em Santa Maria





Rafael Alberto
Secretário de Comunicação
Arquidiocese de São Paulo
98789-0002

NOTA de pesar e solidariedade

“Ó Deus, que governais o tempo e a vida dos seres humanos, nós vos recomendamos vossos filhos de quem choramos a morte prematura; dai-lhes gozar perene juventude na alegria da vossa casa. Por Jesus Cristo, vosso Filho, Senhor da vida. Amém”

No ano em que a Igreja no Brasil se alegra pela oportunidade única de valorizar a juventude e celebrar a sua vida, com a realização da Campanha da Fraternidade e da Jornada Mundial da Juventude, recebemos a chocante notícia da morte de mais de 230 jovens, a maioria universitários no incêndio de uma casa de diversão noturna em Santa Maria, RS., na madrugada deste domingo, dia 28 de janeiro. A tristeza aumenta com a constatação de que a tragédia foi consequência de uma série de erros e omissões, certamente evitáveis, se tivessem sido observadas as normas de segurança prescritas.

Em nome da Arquidiocese de São Paulo, apresento as mais sinceras condolências aos familiares e parentes das vítimas dessa dolorosa tragédia. Elevo orações a Deus pelos jovens que perderam tão prematuramente suas vidas, por aqueles que ficaram feridos e por seus familiares, que vivem este momento com profunda dor e consternação. Rogo a Deus que os conforte! Peço também a todos os padres da Arquidiocese de São Paulo que celebrem santas missas nessas mesmas intenções.

A Dom Hélio Adelar Rupert, arcebispo de Santa Maria, expresso minha solidariedade na dor, na prece e na missão de confortar os enlutados e feridos. Da mesma forma, apresento minha solidariedade às famílias de Santa Maria e de todos os jovens falecidos, bem como às Autoridades públicas locais, fazendo votos de que as causas desse acidente sejam cuidadosamente apuradas e suas lições, aprendidas, para que no futuro, não aconteçam novas tragédias semelhantes em Santa Maria e em todo o Brasil.

São Paulo, 28.1.2013

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo de São Paulo

##################################################################

Boletim número 48 - Janeiro a Março_2013
Cristo ressuscitou dos mortos!
Bendita é a ressurreição de Cristo!


Como Igreja, em caminhada de fé, celebramos a Páscoa do Senhor, comemoramos e bendizemos este singular acontecimento, do qual participamos por nossa pertença à Igreja, pela recepção dos Santos Mistérios do Batismo e da Eucaristia. Na historicidade da fé cristã, como povo de Deus, acompanhamos nos dias de preparação à Páscoa, dois eventos também históricos, os quais somente encontram sentido sob o prisma da fé e de uma caminhada no seguimento de Cristo: Primeiramente, a humilde renúncia de um Pontífice Romano, gesto de desprendimento e de confiança que comoveu tantas pessoas. Em segundo lugar, após dias de oração e de expectativa, a gaudiosa e não menos comovente eleição para o governo da Igreja Católica, de um homem que cativou em poucos minutos o carinho e a atenção não apenas de seus filhos espirituais, mas da imprensa e do restante da humanidade. Isso de certo modo, também foi uma “páscoa”, ou seja, uma “passagem” para um novo modo de ver e de realizar a missão evangelizadora, com renovado ardor. É nessa caminhada de fé que, nós como Paróquia nos mobilizamos para a tão esperada Festa de São Gregório, bem como para as atividades programadas pela Igreja em nosso país, como a Semana Missionária e a JMJ Rio 2013. Deste modo, nossa vida particular se une pela fé, tanto à Páscoa do Senhor, quanto a esses belos e singulares acontecimentos eclesiais.


POR QUE O PAPA RENUNCIOU?
María Denisse Fanianos de Capriles - periodista venezuelana - estrato

Ninguém esperava a renúncia do Papa Bento XVI. Ao tomar conhecimento da notícia, senti uma dor no coração e desceram lágrimas. É que Bento XVI significou muito para a nossa Igreja Católica, sobretudo nestes anos problemáticos. Como escrevi em uma carta aberta a Bento XVI: 

"Vemos claramente como o Espírito Santo o está guiando quando, com sua inteligência, mostra impressionante humildade, paciência, sabedoria e paz. 
Cada mensagem que transmite é como um oásis de teologia espiritual, que nos ensina claramente o caminho a seguir para enamorar-se de Deus; porque Vossa Santidade, como ninguém, sabe bem que quanto mais almas estão acesas no amor de Deus, tanto mais se irradia uma chama imensa, que queima de amor, justiça e paz, todos os ângulos da terra.

" Esse grande amor de Deus, que encheu o coração de muitos católicos do mundo inteiro, é que nos permite dizer hoje, com grande felicidade, que nossa Igreja está viva e mais jovem que nunca! Depois do impacto inicial da notícia da renúncia do Papa, meditei as palavras que ele pronunciou, momentos antes, na basílica de São Pedro. 
Pude, então, compreender o porque da sua decisão. Bento XVI nos mostrou, mais uma vez, que é um homem sábio e que estava nesse cargo não por ânsia de poder, nem por alguma razão humana; estava porque assim lhe pediu Deus, sete anos atrás, quando apenas faltavam dois anos para cumprir os oitenta. 

O Papa disse aos Cardeais presentes em São Pedro: "Depois de ter, reiteradamente, examinado diante de Deus minha consciência, cheguei à conclusão que, pela idade avançada, já não tenho as forças necessárias para exercer adequadamente o ministério petrino." E acrescentou: 

"Para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário vigor tanto do corpo como do espírito, vigor que ultimamente me tem faltado; de tal forma que reconheço minha incapacidade para exercer bem o ministério que me foi confiado." 
"Estando muito consciente da seriedade deste ato, declaro, com plena liberdade, que renuncio o ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado por meio dos Cardeais, no dia 19 de abril de 2005." 
Este exemplo de humildade que Bento XVI deu ao mundo, neste Ano da Fé, é realmente admirável!

Compreendemos plenamente que são necessárias uma fortaleza e saúde "de ferro" para caminhar ao ritmo de uma igreja e de um mundo que correm a velocidades enormes. Isto porque nossa Igreja, digo com muita felicidade, está cheia de jovens e, para correr ao lado deles, acompanhá-los e ensiná-los, é necessário estar em boas condições. 
Dom Diego Padrón, presidente da Conferência Episcopal Venezuelana, observou, imediatamente, que o Papa Bento XVI estava dando "um bom exemplo" com sua renúncia. Para nós cristãos, uma notícia tão inesperada se converte em uma maravilhosa notícia, cheia de esperança e de luz, porque sabemos que é Cristo quem conduz o barco da Igreja e que tudo o que acontece é para seu bem. Temos plena confiança que o próximo Papa dará também grande exemplo e será muito querido por todos seus filhos, do mundo inteiro.





UM PRESENTE DE DEUS PARA OS HOMENS
"PAPA FRANCISCO"
Arcipreste Paulo Hakimian

FRANCISCO, é o nome que faltava na história dos Papas. Como Francisco de Assis, também chamado o "Pobre de Assis", nascido em 1182, jovem de família muito rica, que se desprende de tudo para viver como pobre entre os pobres! Assim é o nosso novo Papa, Francisco, padre, amigo e irmão!Assim era o "Padre Jorge" (como gostava que o chamassem). 

Como Cardeal Arcebispo de Buenos Aires sabia viver o Evangelho ao pé da letra: visitava os doentes, os pobres, as favelas; viajava de metrô e de ônibus; atendia pessoalmente as chamadas telefônicas, não deixava carta sem resposta; queria muito a seus Sacerdotes. 

Recordo-me que na primeira Quinta-Feira Santa depois de sua nomeação como Arcebispo de Buenos Aires, compareceu no hospital e lavou os pés de doze doentes de aids. Depois da morte de João Paulo II, foi eleito o Papa Ratzinger mas circularam rumores de que Bergoglio recebera votos para estar em segundo lugar.

A eleição do cardeal Jorge Bergoglio deve ter surpreendido muitas pessoas. Não estava elencado entre os papáveis, por sua idade e saúde; tinha 76 anos. Quanto à saúde é verdade que teve problemas no passado, mas não deixaram consequências. O Cardeais compreenderam, que ele não iria governar por vinte anos; um pontificado de oito ou dez anos, como o período da presidência de muitos países, é suficiente para imprimir uma direção pessoal à Instituição.

Para alguns a opção estava entre um Papa italiano e um "de fora". Bergoglio era "de fora" e de origem italiana. Foi importante que elegeram um cardeal da América Latina, onde vivem muitíssimos católicos.

Um dia elegerão um asiático ou um africano, não para ressaltar seu continente senão para enriquecer a tradição européia com os conteúdos religiosos de outras regiões.

América Latina enriquece a Igreja católica, universal, com sua característica: a religiosidade popular, que se manifesta de muitas formas, incluídas as dos povos originários. 
A essa religiosidade denominamos "piedade popular" na medida em que expressa a fé da Igreja, como a devoção à N. Senhora de Guadalupe que apareceu a um índio. O cardeal Bergoglio mostrou grande sintonia com a piedade popular do nosso continente. No movimento ecumênico Bergoglio demonstrou grande abertura. 

No diálogo inter-religioso estabeleceu vínculos estreitos, que pude comprovar pessoalmente. A Argentina é um caso excepcional no mundo com relação à participação, na mesma mesa, das três religiões: judia, cristã e muçulmana. Suponho que Papa Francisco continuará desenvolvendo esta linha. Grande amigo dos Armênios, várias vezes presidiu o Ato Religioso na Catedral Metropolitana de Buenos Aires, pelas vítimas do Genocídio de 1915, instando claramente o Governo da Turquia a reconhecer o Genocídio perpetrado pelos Jovens Turcos, para que haja justiça e para que acontecimentos semelhantes não se repitam em outras partes do mundo. Os Patriarcas Armênios que passaram pela Argentina, ficaram edificados e até maravilhados pela austeridade do Cardeal Bergoglio, por sua simplicidade e por seu comportamento humilde.


Que interessante!

Hoje um jesuíta cumpre em sua pessoa o voto especifico da Companhia de Jesus, o 
quarto voto: obediência ao Sumo Pontífice. Nada mais franciscano que escolher servir à 
Igreja pela obediência à mesma, lá onde ela pede de estar. 
Por tudo isso, hoje dormimos tranquilos e confiantes, sabendo que não temos um jesuíta 
ou um franciscano como Papa; não temos um argentino ou um de língua espanhola. 
Temos é uma pessoa que Deus, em sua misericórdia nos deu, com a tranquilidade de 
saber que, mais que sobrenomes e procedência, é um cristão enamorado de Jesus Cisto, 
que procura a santidade, uma pessoa a quem todos podem chamar de pai e que nos 
chama de irmãos... e, como se fosse, pouco, também se chama 
Francisco! Hoje que é nosso Papa, continua como sempre a dizer-nos: "Rezem por mim." 
Sim, rezemos por ele, porque sua missão é pesada. Que o Espírito Santo o ilumine e seja 
como diz São Francisco: "Um instrumento de paz para todos os homens de boa vontade!


PRESTAÇÃO DE CONTAS DA COLETA PARA A SÍRIA


A Paróquia deseja prestar contas da Coleta realizada em prol das nossas famílias armênias da Síria, em meio à guerra civil. A Coleta realizada em todo o Brasil, através do boleto bancário, arrecadou R$ 2.930,00. Com a contribuição especial de mais oito famílias armênias católicas de São Paulo atingimos a soma significativa de R$ 25.930,00. Foi, assim, possível adquirir 12.088,00 dólares que foram enviados ao destino no dia 1o de fevereiro: Foi depositada a metade, 6.044,00 dólares, na conta bancária em dólares da Arquieparquia Armênia Católica di Alepo, cidade mais afetada da Síria pela guerra civil. Os outros 6.044,00 dólares foram depositados na conta em dólares do Patriarcado Armênio Católico, com sede em Beirute. Nosso Patriarcado está enfrentando gastos avultados com as nossas famílias armênias prófugas da Síria. Parabéns à Comunidade Armênia Católica por essa feliz e fraterna iniciativa! Deus abençoe a todos, retribua a generosidade e conceda a paz à Síria.


            COLETA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE - 2013



Tema: "Fraternidade e Juventude" Lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) A Igreja Católica no Brasil realiza, durante o período da Quaresma, aCampanha da Fraternidade, que neste ano da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro no mês de julho, teve como tema “Fraternidade e Juventude”. A coleta realizada em todas as Paróquias e Dioceses no Domingo de Ramos, no nosso Exarcado é realizada no mês de abril e tem um destino de ajuda aos necessitados. A porcentagem que permanece em nossa Paróquia será destinada aos alimentos que preparamos todos os sábados para os pobres. Junto com este Boletim segue, pois, um boleto bancário com um valor estabelecido. Essa importância pode ser tanto diminuída como aumentada,  segundo a possibilidade e generosidade de cada família. No ano passado a   coleta rendeu R$  4.486,60.


Apelos dos patriarcas católicos do Oriente Médio


Por ocasião da cerimônia de Inauguração do Pontificado de Sua Santidade o Papa Francisco, os Patriarcas Católicos Orientais se reuniram em Roma, na basílica Santa Maria de Cosmedim. São Suas Beatitudes: Nersés Pedro XIX, Katolicós Patriarca de Cilícia dos Armênios Católicos (o primeiro da série de fotos); Gregório III, Patriarca de Antioquia e de todo o Oriente, Alexandría e Jerusalém, da Igreja Greco-Melquita Católica (o segundo da série de fotos); Mar Inácio José III Younan, Patriarca de Antioquia da Igreja Católica Síria (o terceiro); Béchara Boutros Raï, Patriarca Cardeal de Antioquia e de todo o Oriente da Igreja Maronita (o quarto); Luis Rafael I Sako, Patriarca de Igreja Católica Caldéia (o quinto) e Ibrahim Ishaq, Patriarca da Igreja Católica Copta (o sexto da série de fotos). Manifestaram em nome próprio e de seus respectivos Sínodos, felicitações a Sua Santidade o Papa Francisco, por motivo de sua eleição e do início do seu Pontificado como Sucessor de Pedro, bispo da Igreja de Roma, primaz na caridade.


Ofereceram preces por intenção de Sua Santidade para que possa enfrentar os desafios da Igreja no mundo e no Oriente Médio em particular, onde a vida dos cristãos está em perigo e seu futuro ameaçado. Esses cristãos necessitam da solidariedade do Papa, da sua oração e ajuda. Confirmaram sua Comunhão Eclesial com Sua Santidade, para que a Igreja possa respirar com seus dois pulmões, oriental e ocidental. Alegraram-se com a escolha do nome Francisco, feito pelo Papa, indicando ser um Papa para os pobres, para a paz e a fraternidade universal. Desejaram que o ministério petrino seja exemplar no serviço; que corresponda aos desejos do Senhor. Trataram, depois, das situações alarmantes de seus países, pois levam no coração as preocupações e sofrimentos de seus filhos, filhas e de seus compatriotas. Rezaram pela paz mundial e novamente fizeram um apelo ao diálogo e à reconciliação, como únicos caminhos para sair das crises atuais. Insistiram na rejeição à violência e exortaram ardentemente para a solução dos conflitos através de negociações sérias, pacíficas e justas, que ofereçam soluções eficazes. Condenaram os sequestros, torturas, assassinatos, vandalismo nos lugares sagrados e agressões contra as pessoas.   

Expressaram ainda solidariedade para com os refugiados e pessoas deslocadas de sua região (especialmente na Síria), cujos números crescem de forma dramática. Continuarão trabalhando com as organizações sociais e humanitárias para ajudar a resolver a trágica situação. Reconhecem as aspirações legítimas da população de seus países, de reformas políticas, sociais e econômicas, elementos básicos para aplainar o caminho da democracia e o fortalecimento da liberdade universal e dos direitos civis. Em nome de todos os cidadãos, incluindo muçulmanos e cristãos, os Patriarcas fizeram um apelo a todos os povos do mundo árabe a melhorar suas condições de vida, mediante o enriquecimento de suas sociedades, com os valores espirituais e humanos; a preservar o diálogo entre as religiões e civilizações, presente ao longo da história, para construir um futuro melhor, no qual o jovens possam realizar suas aspirações e esperanças.



A SEMANA MISSIONÁRIA E A JMJ RIO 2013

Nós, membros da Igreja Católica no Brasil, seremos agraciados por uma série de eventos históricos, que serão veiculados pela imprensa dentro e fora do país. Como parte dos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá na Cidade do Rio de Janeiro, teremos em nossa Paróquia Armênia Católica de São Paulo a Semana Missionária, que ocorrerá dos dias 16 a 21 de julho. As atividades que serão realizadas estarão em sintonia com as demais paróquias católicas, as quais também estarão movimentando seus grupos juvenis. O primeiro dia será reservado à acolhida dos jovens armênios que virão do exterior em peregrinação, primeiramente a São Paulo, para participarem da “pré-jornada” em nossa paróquia. Nos dias sucessivos teremos várias atividades, litúrgicas, momentos de espiritualidade, culturais, turísticas, patrióticas, momentos de confraternização, etc. Foi constituída uma equipe para a organização dessas atividades.
Após o encerramento da Semana Missionária em nossa Catedral Armênia Católica, seguiremos, no dia 22 de julho, para a Cidade do Rio de Janeiro, passando pelo Santuário Nacional de Aparecida, para uma visita à “Casa da Mãe”. No Rio de Janeiro, os participantes tomarão parte das atividades programadas para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013): palestras, shows, celebrações litúrgicas, projeções de filmes, etc... Tais atividades terão o seu auge na “Vigília” que ocorrerá na noite de 27 de julho, da qual participará o Papa Francisco. No domingo, dia 28 de julho, teremos a Missa Solene de encerramento, que o novo e já tão querido Pontífice presidirá. Serão momentos inesquecíveis e históricos, pois também será a primeira viagem apostólica que o novo Papa realizará. Após o encerramento da JMJ Rio 2013, o Papa também irá ao Santuário mariano de Aparecida, no interior de São Paulo, num gesto de devoção para com a Mãe de Jesus, bem como para estar mais perto do povo brasileiro. Essas diversas atividades são presentes que Deus, através da Igreja, concede a todos nós. Podemos tomar parte delas, seja de modo mais efetivo, participando das atividades, seja prestando auxílio, recebendo os jovens peregrinos, ou mesmo colaborando materialmente com as atividades programadas. Nós da Paróquia Armênia Católica São Gregório Iluminador, criamos uma conta no “facebook” (Juventude Armênia - JMJ Rio 2013) para facilitar os contatos entre os interessados em auxiliar nas atividades da Semana Missionária, como também participar da Jornada Mundial da Juventude. Aos pais pedimos que incentivem os jovens a participarem da acolhida aos peregrinos, bem como a participarem das atividades da Semana Missionária. Contatos com as orações de todos os paroquianos. Aos que podem auxiliar-nos, nossos agradecimentos.



BATIZADO E CRISMA
Tornaram-se filhos adotivos de Deus pelo Batismo e Crisma:
Yan Yapoudjian - no dia 20/01/2013. Nascido em São Paulo, é filho de Rogério
Yapoudjian e de Ana Sabina Merenda. Foram Padrinhos o Sr. Sérgio Minas
Yapoudjian e a Sra. Milena Pierino Yapoudjian. Alegramo-nos com toda a família!
Sophia Djrdjrjan Kacherian - no dia 27/01/2013. Nascida na Cidade de Santos, em
São Paulo, aos 27/02/2012, é filha de Marcos Gilberto Kacherian e de Luciana
Djrdjrjan Kacherian. Foram Padrinhos o Sr. Rodrigo



FALECIMENTOS

Partiram para a casa do Pai:

11/11/2012 -  Siranouche (Sirarpi) M. Moumdjian. Faleceu aos 84 anos, na cidade de São Paulo. Sentimentos de pêsames aos familiares.

20/01/2013 -  Missak Yaroussalian. Faleceu aos 67 anos, na cidade de São Paulo. Sentimentos de pêsames à viúva, senhora Vartuhy, aos filhos Fernando, Felipe e Fábio, bem como os demais familiares e amigos.


26/01/2013 -  Minas José Maldjian. Faleceu aos 64 anos, na cidade de São Paulo. Sentimentos de pêsames à viúva, senhora Telma, às filhas Jéssica, Mayra e Layla, aos demais familiares e amigos .


28/02/2013 -  Avedis Babian. Faleceu aos 79 anos, na cidade de São Paulo. Sentimentos de pêsames à viúva, senhora Rosa, aos filhos Ricardo e Fábio e aos familiares.


01/04/2013 -  Arminda Abrikian. Faleceu aos 70 anos, na cidade de São Paulo. Sentimentos de pêsames 
aos irmãos Alberto e Gilberto e demais familiares. 


14/04/2013 -  Joseph Kherlakian. Faleceu aos 85 anos, na cidade de São Paulo. Sentimentos de pêsames 
à viúva, senhora Archalous, aos filhos Regina, Antonio, Flávio, Eliane, aos demais familiares e amigos.



                                                         A Quaresma e o Ano da Fé
 O período quaresmal comporta diversos sinais que evidenciam o chamado a um redirecionamento da vida, uma preparação para melhor participar da alegre celebração da Páscoa do Senhor. Dentre tais sinais litúrgicos há um que marca de modo explícito a entrada do fiel nesse tempo litúrgico penitencial, a recepção das cinzas. Nessa ocasião lemos na liturgia armênia o texto da profecia de Jonas que diz, “os ninivitas creram em Deus... proclamaram um jejum e se revestiram de sacos...” (Jn 3, 5). Esses sinais, como atitudes exteriores, têm a importância de predispor-nos a uma renovação interior. A recepção das cinzas tem o significado de recordar ao ser humano tanto a sua transitoriedade (um ato de humildade), quanto a necessidade de direcionarmos nossas vidas. Diante daquele que permanece para sempre “...até o rei de Nínive... se levantou de seu trono, tirou o manto, cobriu-se de saco e sentou-se na cinza.” (Jn 3,6). Ao impor as cinzas, o sacerdote diz o texto de Gn. 3, 19, “lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar” ou então a exortação de Jesus, “convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Neste Ano que SS. o Papa Bento XVI consagrou como um tempo de reflexão sobre a Fé, somos chamados nesta Quaresma a vivermos com intensa esperança o dom da Fé, de forma alegre e dinâmica, seja pela participação das atividades que a Igreja nos propõe (a Semana Missionária, a JMJ Rio 2013), seja na prática constante da caridade cristã. Uma Fé atuante e viva na Pessoa de Jesus Cristo e em seus ensinamentos. As cinzas marcam um início dessa transformação interior, que se desdobrará na Páscoa da Ressurreição. Que ao nos unirmos à Pessoa divina e humana de Cristo nesta Quaresma, possamos servi-lo na pessoa do irmão (caridade cristã) como os anjos o serviram no deserto (cf. Mc 1,13). Jejuemos com ele, para depois nos fartarmos de sua mesa celestial; unamo-nos a ele em oração ao Pai, para que nossa existência se torne uma irradiação da eternidade sobre a terra. Vivamos a Quaresma com Cristo, para que assim ele possa viver mais plenamente em nós.


AJUDA PARA A SÍRIA
Com tristeza e preocupação estamos acompanhando a delicada e trágica situação da população da Síria, especialmente da numerosa Comunidade Armênia de Alepo. Temos notícias diretas que há constante falta de energia, de transporte, de alimentos, de meios de comunicação e muita insegurança. Numerosas famílias refugiaram-se nos países vizinhos, especialmente no Líbano.
Juntamente com a Coletividade Armênia de vários países e também do Brasil, nosso Bispo e Pai lançou, através de boleto bancário, uma campanha entre nossas famílias armênias católicas de todo o Brasil. Desejamos agora prestar contas: foram arrecadados R$ 2.830,00. Graças à generosidade de oito famílias foi possível receber mais R$ 20.000,00. Esse total de R$ 22.830,00 está sendo enviado, em duas partes iguais, para o nosso arcebispo de Alepo, Dom Bedros Miriatian e para nosso Patriarcado de Beirute. Assim atenderemos as famílias refugiadas e as que permaneceram na Síria.
Estamos todos de parabéns por cumprir nossa obrigação de ajudar a Comunidade irmã, que tanto necessita!
        

ANO DA FÉ

O Ano da Fé foi instituído por SS. Bento XVI e teve início no dia 11 de outubro de 2012; será concluído no dia 24 de novembro deste ano, festa de Cristo Rei na Igreja Católica Latina.

Em uma carta apostólica, intitulada "Porta da Fé" o Papa, explica o porque e as finalidades desse Ano de Graça.

A iniciativa foi motivada pelo Cinquentenário do Concílio Vaticano II, iniciado justamente no dia 11 de outubro, de 1962, e pelos vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica. O Concílio foi o grande acontecimento eclesial do século XX e o Catecismo, um grande dom a serviço da unidade da Igreja.

A nossa Comunidade abriu oficialmente o Ano da Fé na grande festa da Epifania, no dia 6 de janeiro, com a presença de nosso Bispo e Pai, Dom Vartan, durante a celebração da santa Missa dominical e com participação de numerosos fiéis.

A carta "Porta da Fé" nos recorda que a Fé é a porta que nos coloca em contato com Deus e nos introduz na sua Igreja. Por essa porta entramos no dia do nosso Batismo e continuaremos por essa estrada até entrarmos na Vida Eterna. Com o Batismo morremos e ressuscitamos com Cristo; é um verdadeiro nascimento para a Família de Fé.

O dom da Fé, nos recorda o Santo Padre, não é somente a aceitação de uma doutrina mas um encontro com a Pessoa de Jesus. Um encontro com ele na Bíblia, nos Sacramentos, especialmente da Eucaristia, e na pessoa do próximo, especialmente do mais necessitado.

Aumentamos nossa fé, acreditando, abandonando-nos nas mãos de Deus que é amor, que não se deixa vencer em generosidade.

A Fé é por nós aceita com a mente, professada com os lábios e testemunhada com nossas obras, especialmente de caridade.

No dia 6 de janeiro, quando celebramos segundo a tradição armênia, as manifestações de Jesus antes de sua vida pública, entre elas a do seu Batismo, a Comunidade renovou, com uma sugestiva cerimônia, as promessas batismais e, com uma vela acesa nas mãos, rezou com entusiasmo o Creio!



  Fé e Juventude na JMJ Rio 2013

Neste Ano dedicado a uma reflexão sobre o dom da “Fé”, o Brasil será agraciado pela realização da “Jornada Mundial da Juventude” (JMJ), que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro.  Esse acontecimento internacional, que  se realiza a cada três anos irá reunir jovens de todo o  mundo, inclusive armênios da Mãe Pátria e da Diáspora.
Também nossa Paróquia armênia  de São Paulo está se organizando para participar. Constituímos uma Equipe e estamos organizando uma série de atividades preparatórias, tanto para a Semana Missionária (de 16 - 21 de julho) que ocorrerá em nossa Paróquia, quanto para as atividades da JMJ na cidade do Rio de Janeiro (de 23 – 28 de julho). A JMJ será encerrada com uma Vigília e um encontro com SS o Papa Bento 


Na ‘Semana Missionária’, que será realizada simultaneamente, em várias cidades brasileiras, haverá uma série de atividades para os jovens, tais como,  palestras, apresentações culturais, celebrações e momentos de confraternização. Nesses dias acolheremos em São Paulo jovens armênios provenientes da Síria, Argentina, Uruguai, etc.  Desta maneira, convidamos nossas famílias a nos ajudar  acolhendo os jovens estrangeiros e participando das atividades litúrgicas, culturais, comunitárias etc. Ao longo dos meses que antecedem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), vamos alimentar uma página no Facebook só com informações da programação (Juventude Armênia - JMJ Rio 2013). Não deixe de visitá-la! Outra fonte de informações sobre esse importe evento é a página oficial da JMJ: www.rio2013.com

Abraço em Cristo,

Comissão Armênia da JMJ Rio 2013





UMA MERECIDA HOMENAGEM

No fim do ano passado, no dia 25 de novembro, um belo Domingo ensolarado, na Paróquia Armênia Católica, a Comunidade participou de uma homenagem muito significativa.


Por iniciativa de nossa benemérita Comissão de Senhoras, foi prestada uma singela e tão merecida homenagem à senhora Azniv Kalaigian, que há muitos anos está à frente dessa importante e dinâmica Comissão da Paróquia, como presidente.


Dona Azniv tem se dedicado com muito carinho e empenho pela Comunidade armênia católica, mantendo a bela tradição da sua família, Kalaigian, com o seu saudoso esposo, sr. Nobar.


O ato central foi a celebração da santa Missa na nossa Catedral São Gregório Iluminador, como ação de graças por todas os bênçãos recebidas e para pedir muitas graças sobre a homenageada e sobre sua família, também presente.


Ao término da Divina Liturgia, duas participantes da Comissão de Damas fizeram uso da palavra, em língua armênia e em português, a sra. Margot Kalenderian e a sra. Rosemary Ustabachian. Uma placa de prata com uma bela mensagem de gratidão, foi entregue à homenageada pelo Pe. Antonio Francisco Lelo. Dom Vartan, nosso Bispo e Pai, trouxe de Roma uma bela bênção do Santo Padre Bento XVI. Após a entrega do buquê de flores pela sra. Archalous Kherlakian, da Comissão de Damas, dona Azniv dirigiu umas belas palavras aos numerosos fiéis presentes.



                                  






Essa tão merecida homenagem conclui-se no salão paroquial, compartindo um saboroso bolo.

A convite da família, os eclesiásticos e as componentes da Comissão de Senhoras da Paróquia participaram ainda de um almoço de confraternização

Parabéns, dona Azniv e muito obrigado pelo muito que a senhora faz pela nossa Comunidade!







RECORDANDO MONS. JOSÉ CHADAREVIAN



Queremos recordar com carinho do saudoso Mons. José Chadarevian, quarto Pároco, que marcou a vida da nossa Comunidade. No dia 4 de fevereiro completarão 28 anos de sua morte.


Todos o recordam com admiração: dedicado pastor, brilhante orador, músico e cantor, hábil organizador, foi responsável por completar e mobiliar as construções da nossa Paróquia São Gregório Iluminador de São Paulo, assessorado pelo também saudoso e abnegado sr. Kevork Abrikian.


Nascera na cidade  de Alepo, Síria, aos 18 de outubro de 1927. Fez seus estudos primários junto aos padres jesuítas e os secundários, com os padres armênios mekhitaristas.


Tinha 22 anos quanto iniciou o estudo da filosofia e depois da Teologia no nosso Seminário Internacional de Roma. Foi ordenado Sacerdote em sua cidade natal, Alepo, onde exerceu seus primeiros quinze anos de vida ministerial. 


Em São Paulo chegou em 1971, inicialmente como Vigário e logo como Pároco da Comunidade Armênia Católica.

Organizou um magnífico Coral misto, formado pelas melhores vozes da Coletividade Armênia de São Paulo. Em 1976, por ocasião da comemoração do Cinquentenário da imigração armênia no Brasil, esse Coral fez um grandioso concerto no Teatro Municipal.


Em 1977, alegando motivos de saúde, foi transferido para Jerusalém como Vigário Patriarcal e, a partir de 1984, assumiu novamente a sua paróquia da Santíssima Trindade da cidade de Alepo.

Mons. José Chadarevian faleceu aos 57 anos, em um lamentável desastre de automóvel, a caminho de Beirute, no dia 4 de fevereiro de 1985.


A Comunidade de São Paulo o recordará com saudade e gratidão na santa Missa de Réquiem no Domingo, dia 10 de fevereiro.


ARMÊNIOS EM LINS





A santa Missa em Rito Armênio aconteceu no dia primeiro de dezembro de 2012, na Igreja dos Gregos católicos “Virgem Tsambika” da cidade de Lins, no interior do estado de São Paulo. Foi presidida pelo Pe. José Alves de Araujo, salesiano, responsável pelas famílias armênias católicas da Noroeste.

Compareceram muitos armênios de Lins, assim como católicos de outros ritos e gregos ortodoxos. A ale-gria estava estampada no rosto de todos e a celebração foi muito participada.

Os monges misericordiosos da santa Cruz de Cristo, responsáveis pela igreja, nos acolheram com muita gentileza.


Contamos com apoio dos músicos e acólitos da Paróquia São João Bosco. A próxima santa Missa será no próximo 6 de abril, às 19h, na Igreja Dom Bosco de Lins e será presidida por Dom Vartan Boghossian.


Do correspondente de Lins



PARABÉNS, CRIANÇAS DA PRIMEIRA COMUNHÃO



O Domingo, dia 2 de dezembro passado, foi de muita alegria para a Comunidade paroquial São Gregório Iluminador. Um grupo de seus jovens filhos participaram pela primeira vez do Banquete Eucarístico.

Padre Antonio Francisco Lelo presidiu a bela celebração da santa Missa, com grande participação das crianças e de seus pais.

Eis as seis crianças (na foto, da esquerda para a direita): Roberto Assal Puopolo, Gabriel Tchakerian, Giovanna Hototian Santos, Arthur Kassabian, Maria Eduarda Hakimian Yaroussalian e Giovanna Hakimian Yaroussalian.

Participaram com muito afinco de um bonito e bem preparado período de preparação. Aos sábados as crianças compareceram na Paróquia, acompanhadas pelos seus pais; elas participavam da catequese com a sra. Dikranoui (Zazá) Ekizian, nossa catequista, e os pais se reuniam com o Pe. Antonio Francisco. Eles são os primeiros catequistas dos seus filhos; assim como são responsáveis pelo alimento, vestuário, saúde e estudo, o são também pela educação na fé. A Igreja vem aos encontro dessa obrigação e ajuda os pais a cumprir sua missão, oferecendo a Preparação para a Primeira Comunhão.

Estão todos realmente de parabéns!



Em breve comunicaremos o início da preparação para um novo grupo de crianças.



MATRIMÔNIO

Consagraram o próprio amor diante de Deus:

         Cesar Augusto Esteves das Neves Cardoso e Danielle Kherlakian Banzoli 

No dia 15 de dezembro de 2012, na Paróquia S. Gregório Iluminador o Pe. Antonio Francisco Lelo abençoou o Matrimônio.

Cesar Augusto é filho de Ananias Esteves Cardoso e de Clarice Pereira das Neves Cardoso.

Danielle é filha de Nelson Banzoli e Maria Luiza Kherlakian Banzoli.

Foram testemunhas o Sr. Paulo Antonio Schereneta e o Sra. Cristina  Kherlakian Schereneta.




DE VOLTA À PARÓQUIA
Depois de uma estada de nove meses na República da Armênia, retorna ao Brasil o nosso Diácono Mikael. Ele, logo após ter recebido a ordenação diaconal por nosso Bispo e Pai Dom Vartan, foi enviado à Mãe Pátria para uma imersão na armenidade. Lá, esteve na Paróquia Armênia Católica de Erevan, sendo acompanhado pelo laborioso Pe. Bedrós Yesayan. Agora, de volta à São Paulo, está exercendo o ministério do Diaconato em nossa Paróquia Armênia Católica de São Gregório Iluminador, dando prosseguimento à sua preparação para o Sacerdócio. O Diácono Mikael é brasileiro, natural de Porangaba– SP e realizou seus estudos teológicos no Seminário Arquidiocesano de São José, na cidade do Rio de Janeiro. Ao caro Diácono damos as boas vindas!


Festa de São Gregório Iluminador

Comunicamos que a tradicional festa de
nosso Padroeiro, São Gregório Iluminador,
será neste ano celebrada no Domingo, dia 16 de junho.

Nossa Comunidade já começa a se organizar
para essa alegre celebração.

*   *   *
Informe-se sobre nossas atividades acessando o Blog de nossa Paróquia Armênia Católica

Nenhum comentário:

Postar um comentário